Devocional Danilo Bastos


  • Seundo o psicologo " Rollo May, a ansiedade, é um dos problemas urgentes de nossos dias. Ela foi denominada com a " emoção oficial de nossa época". Vivemos em uma sociedade em que as pessoas vivem a flor da pele. O estresse a fadiga , a falta de paz, são marcas registradas do homem moderno. Mas o que é ansiedade?

  • A ansiedade é uma sensação

  • derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Quando esta sensação é experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes, é considerada normal.

  • Mas a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivíduo a experimentada de maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas com situações que a maioria das outras pessoas enfrentariam com pouca dificuldade. Este transtorno costuma ser duradouro e crônico, ou seja, o paciente sofre com o estado de ansiedade elevado durante anos, com pequenos períodos de melhora.

  • A pessoa ansiosa vive roendo as unhas, perturbada, aflita, envolta em tenso nevoeiro, mesmo que a tempestade não tenha chegado.POr q? por que a pesoas ansiosa sofre antecipadamente. O problema ainda está a milhões de quilometros dela e ela já está curtindo a sua dor.
  • A pessoas ansiosa , muitas vezes, sofre desnecessariamente , pois sofre com antecedência por um problema que as vezes, não chega a acontecer. E mesmo que aconteca sofre duas vezes, pois sofre antes e depois quando o problema chega.
  • A ansiedade não ajuda em nada na solução do problema só agrava!!! e há um grande consequencia que ela trás para o ansioso, é que ela é o subproduto da incredulidade, da incapacidade de crer que Deus está no controle. A ansiedade é uam consequência de quem só olha para a fraqueza humana, sem observar a onipotência divina. O salmista já dizia: "Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim".
  • As rédeas da minha vida está nas mãos do Senhor. Meu futuro é traçado por Deus e não por mim. Se ele está no controle posso descansar. Se ele governa, posso confiar. Os filhos de Coré expressarão bem isso dizendo " Por que estás abatida oh minha alma? Por que te pertubas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxilio e Deus meu " (SL 42:11)
  • Meu irmão a ansiedade só vem quando nos afastamos de Deus e começamos a carregar os fardos sozinhos, vivendo sem a total dependência de Deus, veja o que Davi diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele" (SL 37:5,6). Para o Apostoo Paulo havia doi tipos de ansiedade: 1- ansiedade quanto ao passado,2- ansiedade quanto ao futuro. 1- Quanto ao passado o que ele diz? Fp: 3:13: " esquecendo das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim" tem muita gente que sofrem com traumas antigos , feridas velhas, e assim vivem ansiosas , por q nunca conseguiram resolver problemas do passado.

  • Tem muita gente traumatizada, machucada , esmagada emocionalmente, por situações que viveram na infância,na juventude e nunca se livraram desse trauma. 2- quanto ao futuro.Fp 4: 06 "Não andeis ansioso por coisa alguma" Todo homem tem medo do novo do desconhecido, mas para aqueles que estão debaixo da graça do Senhor, estes tem um confiança, que o proprio Deus irá nos guiar meio a ameaças, irá nos ajudar em meio a conflitos, irá nos socorrer em meio as tempestades da vida. Confiança, fé, disposição em crer q o meu passado foi perdoado , e o meu futuro está nas mãos do Senhor , com a minha obediência a sua palavra. FP 4:6,7 " Não andeis ansioso por coisas alguma , antes as vossas petições, sejam conhecidas diante de Deus, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz que excede todo entendimento, guadará o vosso coração e o vossa mente em Cristo Jesus"


0 Responses

Postar um comentário